Esse é o primeiro de uma série de artigos que levarão você a responder essa pergunta...


Com certeza você já ouviu falar sobre isso. Existe farto material na internet sobre esse assunto. Infelizmente, devido muitas interpretações errôneas e também uma certa paranoia por parte de alguns que tentam dissertar sobre o tema em questão, acaba-se alimentando a dúvida dos céticos e aumentando a histeria dos que acreditam, porém desconhecem os fatos. E é justamente esta a minha proposta, ao realizar essa série de artigos, apresentar ao leitor fatos que o levem a tirar as suas próprias conclusões.


O que é subliminar?

É algo que atua de forma indireta no subconsciente das pessoas de modo a atingir o objetivo desejado, nas consciência delas. É o que não está explícito, mas é subentendido. É tudo aquilo que não atinge o limiar da consciência mas pode ter efeitos a nível subconsciente. 

Mensagem subliminar é um conteúdo dissimulado, uma mensagem visual ou auditiva escondida que atua no subconsciente da pessoa que é exposta à mensagem em questão.

São mensagens implícitas que têm algum objetivo predefinido e normalmente são usadas como uma forma sutil de incentivar algum tipo de comportamento, seja ele a compra de algum produto ou uma atitude no âmbito da ética e moral.

Mas o quanto disso tudo é verdade? De onde surgiu essa ideia de que grandes corporações inserem mensagens ocultas em seus produtos, com o objetivo de influenciar nossas escolhas e comportamento?


James Vicary explicando sobre o conceito de "Propaganda Subliminar"


O experimento de James Vicary

Em setembro de 1957, o especialista em marketing James Vicary convocou a imprensa para anunciar o lançamento de sua empresa, a "Subliminal Projection Company"(Companhia de Projeção Subliminar), na qual era vice-presidente. 

Na conferência, Vicary revelou ter patenteado uma nova técnica de vendas chamada "projeção subliminar", que consistia em utilizar um taquistoscópio (um dispositivo capaz de projetar imagens numa tela muito rapidamente) para exibir imagens entre os quadros de um filme durante uma fração de segundos (para ser mais preciso, 0.00033s).

Como eram projetadas numa velocidade maior que o olho humano podia captar, estas imagens não eram vistas conscientemente, mas Vicary acreditava que elas atingiam diretamente o subconsciente do telespectador. 

Para provar a eficiência de suas "propagandas subliminares", Vicary divulgou o resultado do experimento que teria conduzido em uma sessão de cinema de Nova Jersey. Ao inserir as frases "Drink Coke"(Beba coca-cola) e "Hungry?Eat Popcorn" (Com fome? coma pipoca), durante a projeção do filme (em noites alternadas) ele teria aumentado em 57,7% as vendas de pipoca e em 18,1% as vendas de Coca-Cola às portas de saída do cinema.

Baseado nas pesquisas de Vicary, a CIA começou a desenvolver o seu próprio projeto de pesquisa sobre mensagens subliminares, intitulado "The Operational Potential of Subliminal Perception" (O Potencial operacional de percepção subliminar).



Uma das mensagens inseridas por James dizia: "Com fome? coma pipoca"



No mesmo ano em que Vicary anunciou seu experimento, houve as primeiras tentativas de replicar o efeito subliminar. Uma rede de televisão (WTWO), inseriu  em sua programação, imagens que diziam "Se você viu esta mensagem, escreva para a WTWO", porém não houve nenhum aumento na correspondência.

No ano seguinte, o próprio Vicary concordou em conduzir um experimento público na rede de TV. Uma imagem dizendo "LIGUE AGORA" foi inserida 352 vezes durante meia hora de programa, no entanto nenhum aumento nas ligações foi registrado.

Devido ao fato da experiencia ser pública, os telespectadores sabiam que alguma mensagem estava sendo anunciada, só não sabiam dizer qual. Alguns afirmaram que durante o programa tiveram uma irresistível vontade de apanhar uma cerveja e outros tiveram vontade de mudar de canal.


Nota: É possível perceber que de alguma forma, a tal mensagem inserida subliminarmente, causou algum tipo de efeito nos indivíduos que assistiram o programa. 


Logo as mensagens subliminares estavam no centro das atenções. Mensagens subliminares passaram a ser vistas como uma invisível e indefensável técnica de lavagem cerebral. Editoriais furiosos foram publicados na imprensa exigindo o imediato banimento das propagandas subliminares, enquanto um senador americano pedia a regulamentação do uso da técnica.

Estranhamente, em 1962 (5 anos depois), James Vicary concedeu uma entrevista à revista "Advertinsig Age", onde afirmou ter mentido sobre os dados de suas pesquisas e sobre as mensagens subliminares. Vicary afirmou que forjou os resultados por pressão dos investidores e publicou resultados de experimentos que não tinha realmente feito.


 Nota: Acho muito estranho que somente após 5 anos, na crista da onda, quando praticamente todos já estavam "acostumados" com a ideia das mensagens subliminares, Vicary tenha ido à público desmentir sua pesquisa. 

Pode até ser que ele tenha exagerado nos dados, mas refutar seu próprio experimento ao ponto de ser taxado como uma fraude? Não creio que alguém em sã consciência desacreditaria a si mesmo e ao seu trabalho sem ter sido forçado a fazê-lo! 

Se tudo não passava de uma fraude, porque o interesse da CIA em dar continuidade a tais experimentos??? A mesma CIA que conduziu experimentos secretos que visavam o controle mental de indivíduos (Projeto MK Ultra), e que todos achavam que era teoria da conspiração, teve os dossiers expostos publicamente e até os mais céticos puderam comprovar que de fato a CIA estava envolvida nesses experimentos bizarros!


Após suas declarações, Vicary foi desacreditado e tudo relacionado às mensagens subliminares foi descartado ou tido como mera ficção. Talvez seria essa a intenção daqueles por trás das declarações de Vicary, todo o tempo! Desviar a atenção sobre o assunto.

Toda a atenção da mídia e das pessoas estava voltada para a questão das mensagens subliminares. Grupos religiosos e adeptos da Teoria da Conspiração (seria teoria?) criticavam tais técnicas e acusavam empresas de utilizarem esses artifícios em suas propagandas. Seria verdade, ou apenas histeria em massa como afirmam alguns céticos sobre o assunto? 

Em 1957, Vicary introduziu as mensagens subliminares e um ano depois seu teste na rede de TV demonstrou que essas mensagens causam certa influência de comportamento a quem a elas é exposto! De 1958 até 1962, ano em que Vicary fez suas declarações, foram quatro anos! Pra mim foi tempo mais do que suficiente para que o experimento de Vicary fosse aperfeiçoado e utilizado em larga escala. 

Continue conosco. No próximo artigo trarei alguns fatos que comprovam que mesmo após as declarações de Vicary, as mensagens subliminares continuaram a ser utilizadas em larga escala pela industria da propaganda. (ué, mas não era fraude esse negócio? Aguarde!)


“O maior truque já realizado pelo diabo foi convencer o mundo de que ele não existe.” 


-