Plague Inc é um game que mistura estratégia com simulação. Desenvolvido pela "Ndemic Creations" e trazido para o Android pela Miniclip (famoso site de jogos online que hospedava o jogo). O jogo tem uma temática de apocalipse biológico, onde você “incorpora” uma doença com o objetivo de extinguir a raça humana, se espalhando silenciosamente para evitar ser detectada e combatida.
Você começa o jogo escolhendo o nome para sua doença e selecionando qual tipo de agente infeccioso sua doença será. As opções de agentes são bactéria, vírus, fungo, parasita, príon, nano-vírus e arma biológica. Cada uma com seu "modus operandi", que se torna mais difícil a cada agente novo liberado.
O jogador simplesmente precisa escolher em qual país quer iniciar sua infestação e começar a evoluir sua doença. O jogo possui um mapa 'mundi' bem bonito e detalhado, com a maioria dos países do mundo. Todos eles interconectados através de fronteiras, rotas aéreas e marítimas. Cada país possui suas características próprias, e você precisa adaptar sua doença para cada situação, como clima, medidas de prevenção que o país pode adotar e até mesmo se o país é rico ou pobre.
Com o decorrer do jogo você adquire mais DNA para poder gastar e melhorar sua doença. Você também pode adquirir um bônus de DNA tocando em bolas amarelas que surgem dos países infectados. As evoluções são dividas em três categorias: transmissão, sintomas e habilidades.
Transmissão: se refere aos vetores que sua doença pode usar, como através do ar (que te possibilita viajar em aviões), água (que te permite infectar navios), picadas de inseto e ratos.
Sintomas: se referem ao que o paciente desenvolve ao pegar sua doença. São usadas tanto para espalhar mais a doença, (como tosse, catarro e vômito), ou para matar suas vítimas depois de infectadas, (como pneumonia, hemorragia ou falência dos órgãos e músculos). Dependendo dos sintomas que você escolher, é possível criar um combo aumentando a eficiência dos dois.
Habilidades: são upgrades que sua doença pode ter, como resistência a antibióticos, frio, calor e a habilidade especial de cada classe de doença. Os vírus, por exemplo, aumentam o seu nível de mutação, que liberam sintomas aleatórios de graça, e os fungos podem infectar um país inteiro com uma nuvem de esporos.
"Fungus (referindo-se ao tipo de praga utilizada pelo jogador) obteve sucesso em eliminar toda a vida na terra"
Entendo que a maioria dos games (senão todos) possuem sempre uma temática não muito ortodoxa. Porém, não quero ser hipócrita aqui. Gosto de games e jogo diversos deles. Muitos são instrutivos, divertidos e nos proporcionam momentos de lazer. Não há mal nenhum nisso. Mas então, qual é o problema com "Plague Inc" ?
O problema já começa pelo próprio nome do jogo, "Plague Inc"(Indústria da Praga) e de sua produtora "Ndemic Creations" (Criação de Endemias, ou seja, "Criação de Doenças"). Sendo assim, a empresa que "Cria doenças" criou a "Indústria da Praga". Soa bem estranho. Será mero marketing pra vender o jogo?
Vejamos o que ela tem a dizer sobre si mesma:
"A Ndemic Creations é um estúdio de jogos independente líder dedicada a fazer jogos de estratégia inteligente, sofisticado e ultra-alta qualidade."
"Alcançou extremo sucesso com seu primeiro jogo Plague Inc. Um sucesso mundial que foi uma das mais significativas na história e teve enorme sucesso em telemóveis de 2012 e 2013, com mais de 25 milhões de jogadores. A nova versão, Plague Inc: Evolved, foi agora lançado para PC e Mac."
(e segundo atualização no site da Ndemic, também será lançada uma versão para Xbox One em breve)
"A Ndemic Creations é auto-financiada e com sede em Londres. Foi fundada em 2012 por "James Vaughan" (inicialmente como um hobby!)
Ou seja, a empresa só tem esse jogo!!!! Desde 2012 até agora, tudo o que fizeram foi apenas adaptarem a versão do jogo para Android, PC, Mac e brevemente também chegará aos consoles. A empresa não aproveitou o sucesso alcançado com "Plague Inc" para lançar jogos novos. O intuito deles é se dedicar exclusivamente a este jogo específico, lançando apenas atualizações para o mesmo.

E quanto á James Vaughan, "fundador" da empresa e "criador" do jogo? Até então, era um 'zé ninguém', programando apps para iOS (sem nenhum conhecimento em programação de jogos ou design) . Em suas entrevistas James diz que conseguiu fazer "Plague Inc" com apenas US$ 5.000 e com uma equipe de apenas 3 pessoas: um programador, uma designer e um sonoplasta (sons).
Quem entende um pouco sobre o "universo da criação de games", como eu, sabe que é algo totalmente inviável, ou senão fictício. Cada pessoa, sem contar James, ganhou somente cerca de US$1.600 pra trabalhar na produção de um jogo? Ainda mais que o jogo é vendido na Apple Store por US$0,99 e distribuído de graça (download) para Android. Isso é surreal!!!!
Na mesma entrevista James afirma que praticamente não ganhou nada com a venda do jogo, e que foi mais por puro hobby. Então a pessoa saca 5.000 dólares do bolso pra fazer um jogo sobre genocídio apocalíptico biológico global, e então esse jogo vira febre na web a ponto de ser lançada uma versão para PC e futuramente para o Xbox One (que necessita ficar ligado e conectado á internet em tempo integral para que funcione "corretamente"), e foi tudo por "mero hobby"? Você acredita nisso?
"A HORA ESTÁ CHEGANDO...VOCÊ ESTÁ PREPARADO?"
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