Uma nova boneca Barbie programada pra chegar ás lojas, deixa as crianças empolgadas e alguns adultos assustados.
Um porta-voz da fabricante de brinquedos Mattel disse que a empresa tem recebido inúmeros pedidos de uma boneca Barbie que as crianças podem realmente conversar. Com o seu mais recente produto, "Hello Barbie" (Olá Barbie), as crianças vão ser capazes de dizer o que quiserem á boneca e até ouvir a resposta da Barbie.

A versão melhorada da tecnologia do brinquedo clássico será equipado com um microfone para que ele possa pegar o áudio que as crianças estão dizendo. As palavras serão transmitidas de volta para um servidor de "nuvem", onde o discurso será gravado e processado de modo que a Barbie possa "responder".

Crianças podem achar a tecnologia fascinante, mas as preocupações com a privacidade tem deixado alguns críticos ressabiados.

Angela Campbell, da Universidade Central de Georgetown sobre privacidade e Tecnologia disse que está preocupada que as conversas das crianças serão analisadas ​​para fins comerciais. Campbell salientou que, em demonstração da Mattel, Barbie faz perguntas que poderiam levar a um monte de informações sobre a criança, seus interesses e até mesmo sua família.

"Esta informação pode ser de grande valor para os anunciantes e ser usado para comercializar de forma injusta para as crianças", disse Campbell.

A "Campanha para uma Infância Livre de Comerciais" (EUA), lançou uma petição tentando impedir a Matell de lançar a nova Barbie. A petição  tinha atraído mais de 3.600 assinaturas.

O diretor da campnha, Susan Linn disse que embora possa parecer que as crianças só estão falando com uma boneca, elas estão realmente falando "diretamente" com uma empresa com interesses financeiros.

"É assustador - e cria uma série de perigos para as crianças e famílias",disse Linn  .

A Mattel tentou atenuar a situação dizendo aos pais que eles podem pedir para ter o áudio da conversa de seus filhos com o brinquedo para que lhes seja enviado via e-mail. 

Assista ao vídeo abaixo para ver como a Barbie ativada por voz funciona:






Cada vez mais temos visto a tecnologia sendo utilizada para invadir a nossa privacidade. Se entre os adultos temos vários exemplos de inúmeros casos onde ocorrem diversos tipos de problemas com relação á isso, imagine com uma criança?

Eu particularmente nunca daria á minha filha um brinquedo onde ela pudesse se comunicar com um desconhecido sem supervisão. Minha mãe me ensinou a não falar com estranhos, e nesse caso ela tava super certa.