Com sua maneira irreverente, ele aborda assuntos que são tabus no meio evangélico.
O pastor Claudio Duarte já é bem conhecido do público, principalmente nas redes sociais e mídias virtuais. Com seu jeitão "bronco" e caricato, tem arrebanhado uma multidão de fãs e seguidores que se identificam com suas pregações, pensamentos e palestras.

Grande parte dessa notoriedade, deve-se ás suas famosas palestras sobre sexo e aconselhamento matrimonial, divulgadas amplamente no youtube. Palestras essas que tem divido a opinião do público em geral, principalmente os evangélicos.

Imagens com frases e pensamentos do referido pastor, inundam as redes sociais, sempre com bom humor, que é a sua marca característica. Confesso que nunca tinha me interessado em assistir ás tais palestras, até que me deparei com algumas críticas negativas em Blogs e sites evangélicos.

Como não sou de julgar sem conhecer os fatos, decidi analisar a questão mais a fundo e para isso fui assistir á alguns vídeos de palestras, assim também como as entrevistas em diversos programas famosos como Ratinho, Danilo Gentilli, Esquenta, entre outros.

(Pastor Claudio Duarte no programa do Ratinho)


Pois bem. Os comentários negativos variavam entre acusar o pastor de falar  de "safadeza e sacanagem" dentro da  igreja, e que Jesus não veio ensinar "casais a transar" e sim trazer a palavra da salvação. Tanta é a indignação de alguns, que até apelidaram o mesmo de "pastor doidão" e "pastor tranzão".

(Esse foi o vídeo citado pelos que não concordam com o estilo de pregação do pastor)


Resolvi assistir ao vídeo que é citado no tal Blog, afim de analisar o fundamento das críticas e confesso que não vi nada que denegrisse a imagem de Jesus ou do evangelho. Muito pelo contrário. Achei muitíssimo interessante a coragem e a facilidade que o pastor Claudio tem em tocar em um assunto tão melindroso dentro da igreja, que é o sexo.

Sua abordagem é franca, simples e direta. De maneira bastante didática e divertida, ele toca em assuntos complicadíssimos e faz tudo parecer super natural. E no que diz respeito ás entrevistas, também gostei muito da postura dele aos responder as perguntas com eloquência, sempre citando sua postura bíblica. 

(Para aqueles que acham que o pastor Claudio só fala sobre sexo, deixo aqui um link com diversos vídeos de pregações dele, abordando diversos assuntos)

Gostei muito. Também sou casado e acho legal esse tipo de abordagem dentro da igreja sim. Claro que não dá pra falar sobre esse assunto, dessa maneira num culto público normal. Mas justamente por isso que ele faz esses seminários, á parte, voltado aos casais.

Alguns o acusaram de falar sobre sexo na frente de crianças. Oras, se eu sou casado e vou á uma palestra sobre vida conjugal, obviamente a responsabilidade e coerência de não levar meus filhos á tal debate, é de responsabilidade minha. Mesmo assim assistindo aos vídeos, não vi nada de "pesado" que pudesse agredir a sensibilidade de alguém, mesmo sendo criança.

No ano passado, o pastor Claudio Duarte causou ainda mais polêmica ao aceitar á um convite para assistir a uma peça do humorista Fábio Porchat, do programa "Porta dos Fundos". Programa esse que fez fama na web e ficou conhecido por satirizar e debochar de diversas religiões, principalmente dos evangélicos. Se não conhece essa história, leia aqui.


Na época muitos o criticaram, dizendo que estava se "vendendo" só pra ter mais mídia. Entretanto, mesmo após ficar badaladíssimo, devido á exposição na TV, o pastor Claudio Duarte chegou a cancelar sua agenda de palestras para se dedicar á sua igreja local. Isso pra mim já mostra o caráter dele, onde o normal seria aproveitar essa exposição toda e sair pelo Brasil a fora, cobrando cachés milionários pra dar sermões. 

(Veja aqui a reportagem sobre isso)

Se ele fez bem ou mal em ir assistir a tal peça, não posso julgar sem saber as reais intenções do coração dele. Jesus também se associou á publicanos e pecadores e foi duramente criticado por isso. Prefiro julgar a árvore pelos frutos. 

Aos que são "puritanos" demais e acham que certos "assuntos" não deveriam ser ditos dentro da igreja, deixo aqui alguns trechos bíblicos:


"Quão formosos são os teus pés nos sapatos, ó filha do príncipe! Os contornos de tuas coxas são como jóias, trabalhadas por mãos de artista."

"O teu umbigo como uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre como montão de trigo, cercado de lírios."

"Os teus dois seios como dois filhos gêmeos de gazela."

"Quão formosa, e quão aprazível és, ó amor em delícias!"

"A tua estatura é semelhante à palmeira; e os teus seios são semelhantes aos cachos de uvas."

"Dizia eu: Subirei à palmeira, pegarei em seus ramos; e então os teus seios serão como os cachos na vide, e o cheiro da tua respiração como o das maçãs."

"Vem, ó amado meu, saiamos ao campo, passemos as noites nas aldeias."

"Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se já aparecem as tenras uvas, se já brotam as romãzeiras; ali te darei os meus amores."

(extraído de Cânticos de Salomão 7)

Se palestras sobre sexo são um assunto demasiado "anti-ético" pra alguns cristãos, então sugiro que rasguem de suas bíblias o livros de cantares. Que aliás, é um dos livros da bíblia menos pregados, devido ao tabu em torno dese assunto. Que deixemos de ser meninos na fé e hipócritas. Enquanto muitos casamentos estão sendo destruídos pelo adultério, pela falta de comunicação, pelo esfriamento sexual e tantas outras mazelas, louvo á Deus pela vida desse pastor e seu ministério.