Com certeza você já ouviu falar sobre ela. Mas você sabe o que é?
É o estudo metodológico da Bíblia, que analisa a Escritura Sagrada como uma completa revelação, em distinção das disciplinas de Teologia do Antigo Testamento, Teologia do Novo Testamento e Teologia Bíblica, as quais se aproximam das Escrituras como uma revelação progressiva.
Deste modo, o teólogo sistemático analisa as Escrituras como uma revelação completa, buscando entender de maneira conjunta, o plano, o propósito e a intenção didática da mente divina revelada nas Sagradas Escrituras, e organizar este plano, propósito e intenção didática de modo ordenado e apresentação coerente como artigos da fé cristã.
A teologia Sistemática toma o material fornecido pelas teologias Bíblicas e Históricas, e com esse material, busca edificar um 'todo' orgânico e consistente do nosso conhecimento de Deus e de suas relações com o universo, quer este conhecimento seja originariamente derivado da natureza, quer das Escrituras.
Essa definição indica que a teologia sistemática envolve a coleta e o entendimento de todas as passagens relevantes da Escritura sobre vários tópicos, assim como o resumo de seus ensinos, de forma que saibamos em que crer sobre cada tópico. Não examina cada livro da Bíblia separadamente, mas procura juntar em um todo coerente o que a Escritura afirma sobre um determinado tópico, tal como o pecado do homem.
A Teologia Sistemática concentra-se no resumo de cada doutrina como ela deve ser entendida pelos cristãos do tempo presente. Às vezes isso envolve o uso de termos e até de conceitos que não foram em si mesmo usados pelos autores individuais da Bíblia, mas que são resultado apropriado da combinação de ensinos de dois ou mais autores bíblicos sobre um assunto específico. Os termos Trindade, encarnação e divindade de Cristo, por exemplo, não são encontrados na Bíblia, mas eles sumarizam de maneira útil os conceitos bíblicos.
0 Comentários