A Maçonaria é sem dúvida a mais conhecida e "famosa" das sociedades secretas. Seus ritos e crenças são cercados de mistérios e segredos, tornando-a um enigma aos "não iniciados". Para seus seguidores e admiradores, a Maçonaria não é uma religião, mas sim uma fraternidade que busca a paz e a harmonia entre os homens. Mas como tudo começou? Em que acreditam? O que debatem em suas reuniões secretas? Seria mesmo a Maçonaria uma simples reunião de "homens livres", procurando a harmonia e o bem da humanidade? Para desvendar essas e outras questões, te convido a embarcar conosco nessa série de artigos sobre a Maçonaria e seus segredos.

Seria a Maçonaria uma religião?


Antes de iniciarmos nosso estudo, precisamos definir essa questão sobre a Maçonaria ser, ou não, uma religião. Vejamos o que a própria Maçonaria diz sobre isso:

1- "... a Maçonaria não é uma religião, mas defende a existência de um Ser Supremo ou princípio Criador. Uma religião é muito mais complexa, implicando em detalhes como a existência de um plano para salvação ou caminho pelo qual se alcança uma recompensa depois da vida terrena."

"Implica também numa teologia que tenta descrever a natureza de Deus e divulga a descrição de modos ou práticas pelos quais um homem ou uma mulher podem buscar comunicar-se com Deus. A Maçonaria não faz nenhuma dessas coisas." 

(PS: ou seja, a Maçonaria não tem interesse em descrever a natureza de Deus, nem tão pouco ter comunhão com Ele)


2- "A ORDEM MAÇÔNICA tem sido definida como uma Associação de homens sábios e virtuosos que se consideram irmãos entre si e cujo fim é viver em perfeita igualdade, intimamente ligados por laços de recíproca estima, confiança e amizade, estimulando-se uns aos outros na prática das virtudes".

"...0u como "um sistema de Moral, velado por alegorias e ilustrado por símbolos". 

(PS: que sistema moral é esse e  em que se baseia? Quais são os seus símbolos?)

"...Ou ainda como o progresso contínuo, por ensinamentos em uma série de graus, visando, por iniciações sucessivas, a incutir no íntimo dos Homens a LUZ DO CONHECIMENTO HERMÉTICO, que, afugentando os baixos sentimentos de materialidade e de mundanismo, e, invocando sempre o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO (G.A.D.U) e ou Lei Maior Reguladora da Vida e da Natureza , os tornem dignos de si mesmos, da Família, da Pátria e da Humanidade".





Pois bem, dadas essas declarações analisemos agora o significado do conceito de religião:

1- "É a crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais e a manifestação de tal crença, através de doutrinas e rituais próprios." (Dicionário Aurélio Século XXI)

2- "Serviço ou culto a Deus, ou a uma divindade qualquer, expresso por meio de ritos, preces e observância do que se considera mandamento divino."

3- "Conjunto de ritos e cerimônias, sacrificais ou não, ordenados para a manifestação do culto à divindade; cerimonial litúrgico."

4- "Instituição social com crenças e ritos."


Agora com base nesses fatos, façamos algumas perguntas:

1- A maçonaria crê na existência de uma força divina ou sobrenatural?

"a Maçonaria... defende a existência de um Ser Supremo ou princípio Criador...invocando sempre o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO (G.A.D.U) e ou Lei Maior Reguladora da Vida e da Natureza..."

2- A maçonaria manifesta sua crença através de doutrinas e rituais próprios?

"...uma Associação de homens sábios e virtuosos que se consideram irmãos entre si ...estimulando-se uns aos outros na prática das virtudes...como "um sistema de Moralvelado por alegorias e ilustrado por símbolos"...por ensinamentos em uma série de graus, visando, por iniciações sucessivas, a incutir no íntimo dos Homens a LUZ DO CONHECIMENTO HERMÉTICO..."


Conclusão


Com base em suas próprias declarações, podemos perceber que a Maçonaria se contradiz ao declarar que não é uma religião. Porém, no entanto, acreditam na existência de um ser supremo ao qual denominam de GADU, além de seguirem e praticarem uma série de rituais e doutrinas específicas. A maçonaria é altamente ritualizada, muito mais que a maioria das igrejas cristãs. As cerimonias da Loja estão repletas de orações, ritos e iniciações.

No sentido literal da palavra, a Maçonaria não é realmente uma religião, pois o termo deriva do latim "religare". Essa religação se refere entre uma nova ligação entre o homem e Deus. Sabendo disso, conclui-se que o real significado da palavra é JESUS CRISTO, pois Ele é o único mediador entre Deus e os homens, e não há outro. 

Fica claro então que a Maçonaria é na verdade uma "FALSA RELIGIÃO". É uma seita demoníaca, cujas raízes remetem desde o princípio dos tempos.  



Índice de artigos:

1-Maçonaria: seria ela uma religião
2-Maçonaria: o Grande Arquiteto do Universo
3-Maçonaria: suas raízes e origem
4-Maçonaria:
5-Maçonaria:
6-Maçonaria:
7-Maçonaria:
8-Maçonaria:
9-Maçonaria: